Lipót Szondi no século XX. Um proeminente psiquiatra e neurologista húngaro, criou o teste de Szondi. Segundo Szondi, todas as escolhas humanas são influenciadas pelos instintos.
Szondi acreditava que uma pessoa instintivamente toma uma decisão sobre quem é simpático e quem não é.
Aqui está sua chance de experimentar o teste do grande psiquiatra:
Escolha nas fotos abaixo a pessoa que você menos gosta, que te deixa com medo ou nojo!
Você tem certeza da sua escolha? Se assim for, só então continue a ler!
As fotos publicadas acima são todas fotos de pessoas em tratamento psiquiátrico. Segundo a ideia de Szondi, semelhante escolhe semelhante em princípio, o indivíduo achará repulsiva a imagem do paciente psiquiátrico tratado, no qual podem ser encontrados os mesmos traços instintivos que nele mesmo.
“O estudo, portanto, usa a suposição de que nossas aspirações instintivas estão escritas em nossos rostos, e estas são tanto mais visíveis quanto mais fortes forem as aspirações instintivas herdadas.”
Pacientes e suas características:
1. Sádico:
Essas pessoas tendem a ser autoritárias em seu comportamento, sentem a necessidade de dominar os que estão ao seu redor e muitas vezes cometem ações movidas por más intenções.
Como funcionário, presumivelmente seus superiores às vezes veem dificuldades em cooperar com ele. Se ele não quer fazer algo, ele mesmo constrói barreiras (está atrasado para o trabalho etc.). Se ele precisa se defender com frequência, a culpa sempre é de outra pessoa.
2. Epiléptico:
Irritabilidade, explosões de raiva e agressividade são comportamentos típicos de pessoas com esses problemas. Isso geralmente está relacionado a memórias subconscientes reprimidas.
Ao suprimir essas qualidades, você pode projetar a imagem de uma pessoa pacífica, gentil e, portanto, responsável.
3. Catatônico:
Essas pessoas geralmente são caracterizadas por grandes generalizações e uma visão de mundo negativa.
4. Esquizofrenia:
As pessoas que sofrem desta doença mental são caracterizadas por intensa apatia, pensamentos distorcidos e, às vezes, emoções incompatíveis. Suprimindo essas emoções, a pessoa pode ser uma pessoa muito amigável.
Tem boas habilidades sociais, faz conexões com facilidade e está sempre disposto a relaxar um pouco com os amigos. Mas essa grande vida social costuma ser apenas um disfarce.
Esconde as emoções que moram lá no fundo. Medo de ficar sozinho. As relações também não são baseadas em amizade profunda, são bastante superficiais, porque a pessoa não tem certeza se precisa dos outros.
5. Histérica:
Alguns traços de personalidade que caracterizam as pessoas histéricas: emoções superficiais e instáveis, narcisismo e exibicionismo. Suprimindo esse sentimento, essas pessoas costumam escolher algum hobby ou profissão extravagante.
6. Depressivo:
Falta de autoestima, sentimentos de inferioridade e culpa são os principais sintomas da depressão. A escolha dessa imagem pode representar uma personalidade interior deprimida que suprime os sintomas e os mantém sob controle.
7. Maníaco:
As características diagnósticas de pessoas com essa personalidade são: mania, extroversão, superestimulação, superestimação de si mesmas, dinheiro gasto excessivamente e emoções à flor da pele.
A escolha dessa imagem pode significar que, quando essas emoções assumem o controle, o fanatismo místico pode dominar a pessoa. Ao suprimir essa qualidade, o indivíduo se caracteriza pela moderação, discernimento da razão, evitação de ruídos e evitação de exageros e extremos.
8. Transtorno de personalidade:
Se alguém escolhe essa imagem, ela pode ser caracterizada pelo transtorno de personalidade que pode ser rastreada até o trauma da infância. Ao suprimir isso, obtemos uma pessoa que sente que é importante enfatizar sua identidade de gênero, sua feminilidade e masculinidade.