Você está visualizando atualmente 9 Dicas para ler mais livros e fazer da leitura um hábito saudável no seu dia a dia

9 Dicas para ler mais livros e fazer da leitura um hábito saudável no seu dia a dia

  • Categoria do post:Leitura
  • Autor do post:

Todos gostaríamos de ter mais tempo para ler os livros que temos pendentes. Livros que ficam na estante porque não somos capazes de reservar alguns minutos por dia para eles. Não precisamos passar por algo que a leitura seja uma das pendências que estamos arrastando há muito tempo. E é por isso que chegou a hora de priorizar e dar à leitura dos livros a importância que ela merece.

A leitura é uma forma de entretenimento e conhecimento que há muito coexiste e compete com outras formas de lazer e informação, especialmente digitais. Há uma boa amostra de benefícios que colocam a leitura acima de qualquer outra atividade

Dentre eles, vale destacar o aumento da empatia, da curiosidade, do aprendizado, da memória, da compreensão, do pensamento crítico, da habilidade verbal, do vocabulário… Sem dúvida, esses benefícios são um bom exemplo do que a Leitura pode contribuir (e por muito pouco).

Sabemos que para algumas pessoas não é fácil reservar um tempo para a leitura no dia a dia, mas acreditamos que também não é impossível. É uma questão de prioridades e sem dúvida a leitura de livros deve ser uma prioridade em nossas vidas. Por isso decidimos criar esta lista repleta de dicas para tentar criar o hábito da leitura no dia a dia das pessoas. Esperamos que sirvam e sejam úteis também para estimular o hábito da leitura nos mais novos.

1. Vá à biblioteca e torne-se membro (se ainda não for) para obter livros gratuitos.

O empréstimo de livros é o principal serviço das bibliotecas. Neles você pode usufruir do empréstimo gratuito de inúmeros livros em papel e eletrônicos. Além disso, você poderá saber quais são as últimas novidades, ler os grandes clássicos da literatura e até participar de clubes de leitura.

2. Reserve pelo menos 20 minutos por dia para leitura.

O dia a dia nos consome e nos deixa sem tempo para momentos de lazer, como a leitura de livros. Por isso é importante uma boa organização e reservar um pequeno espaço de tempo para leitura

Talvez 20 minutos sejam mais que suficientes para começar, embora você certamente logo perceberá que não é tempo suficiente. Você pode ler depois de comer, antes do jantar ou logo quando estiver deitado na cama. Claro que é importante se comprometer em cumpri-lo para criar o hábito da leitura.

3. Reduza as horas que você assiste televisão ou usa o celular.

Quantas vezes assistimos televisão sem prestar atenção? Ou quantas horas ficamos imersos na tela do nosso celular? Ambos podem ser considerados “ladrões de tempo”. Talvez gerenciando bem essas ações, que muitas vezes não nos trazem nada, possamos economizar um tempo valioso para a leitura de nossos livros

Aliás, quando estiver pronto para ler, desligue a televisão e silencie as notificações do seu celular. Isso garantirá que você não tenha distrações e se concentre mais na leitura.

4. Leia os livros que te prendem e pule aqueles que você não gosta.

São inúmeros livros para todos os gostos. Um livro que deslumbra uma pessoa não significa que terá o mesmo efeito em outra. Existem livros que podemos classificar como essenciais, recomendados, divertidos, chatos, inacabados… e inúmeros outros adjetivos de acordo com a nossa experiência com eles. 

É por isso que aconselhamos que leia aqueles livros que realmente te entusiasmam e aprendem desde o início (você pode dar-lhes a oportunidade de ler as primeiras 50 páginas) e deixar de lado aqueles livros que não conseguiram transmitir nada para você.

5. Compartilhe os livros que você vai ler nas suas redes sociais.

Boa parte do nosso tempo de lazer costuma ser nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…). E é por isso que podemos usá-los para compartilhar nossas próximas leituras com nossos contatos. Isto ajudar-nos-á, por um lado, a partilhar os nossos gostos de leitura e, por outro lado, a gerar conversas e interações em torno de algo que gostamos e que nos apaixona, como os livros e a leitura.

6. Se cadastre em comunidades online especializadas em livros para comentar e avaliar o que achou dos livros que leu.

Se você não se sente atraído pela ideia de compartilhar os livros que vai ler em suas redes sociais porque os utiliza para outros fins, saiba que existem redes sociais e comunidades online especializadas em livros. 

Você pode se inscrever neles e experimentar compartilhando suas opiniões sobre os livros que leu com milhares de pessoas. Isso o ajudará a criar uma comunidade de pessoas semelhantes aos seus gostos literários para recomendar e ser recomendada para leituras futuras. Sem dúvida, um bom incentivo para ler mais.

7. Converse e troque livros com familiares e amigos.

Ler é contagiante e nada melhor do que divulgar essa ação entre as pessoas próximas. Não hesite em falar sobre os livros que você está lendo com familiares e amigos e participar de trocas de livros com eles. Sugira novas leituras com base em suas impressões e deixe que elas o aconselhem. Talvez seja um bom momento para descobrir novos livros que vão te marcar ou para perceber que esse gênero literário não foi feito para você.

8. Veja recomendações.

Escolher qual será sua próxima leitura não é fácil, especialmente se o livro que você terminou estabeleceu um padrão bastante alto. É por isso que você pode ser recomendado por profissionais do setor livreiro, como bibliotecários e livreiros.

9. Tenha sempre um livro à mão para aproveitar o tempo livre fora de casa.

A oportunidade de ler pode surgir em qualquer lugar e a qualquer hora. Por isso é fundamental que você leve sempre consigo um livro para aproveitar o tempo livre que tiver. Por exemplo, você pode ler no transporte público, na fila do supermercado, na sala de espera do médico… E um livro é sempre um bom companheiro de viagem que nunca nos deixará sozinhos, a menos que o esqueçamos em casa.

Juliana

Sou uma jornalista criativa, com mais de 10 anos de experiência em escrita. Sou apaixonada por escrever, contar histórias e informar as pessoas através de minhas pesquisas e textos.

Deixe um comentário