Você está visualizando atualmente 11 Benefícios de ler em voz alta para as crianças

11 Benefícios de ler em voz alta para as crianças

  • Categoria do post:Leitura
  • Autor do post:

Ler em voz alta traz uma série de benefícios tanto para quem lê quanto para quem  ouve. Ler em voz alta para as crianças é algo que devemos internalizar desde o núcleo familiar e doméstico. Esta atividade não nos levará muito tempo e terá grandes efeitos positivos tanto no desenvolvimento educativo dos jovens como na criação de laços familiares entre crianças e adultos.

Ler em voz alta é uma atividade social que permite, através da entonação, pronúncia, dicção, fluência, ritmo e volume da voz, dar vida e sentido a um texto escrito. Dessa forma, quem escuta pode sonhar, imaginar ou exteriorizar suas emoções e sentimentos.

O trabalho em prol da leitura feita em casa é de extrema importância. A promoção da leitura e ida até à biblioteca são fundamentais para o desenvolvimento e processo educativo das nossas crianças. Na verdade, vários estudos mostraram que ler em voz alta é a melhor maneira de dar à criança as ferramentas necessárias para ser um bom leitor, ouvinte e aluno.

O trabalho em prol da leitura que é feito em casa é de extrema importância.

E não só pelo seu desenvolvimento, mas também pelo trabalho que a leitura realiza na criação de vínculos entre pais e filhos. Segundo um estudo da Scholastic, pais e filhos gostam de ler em voz alta porque são momentos especiais e divertidos para vivenciarmos juntos.

“Acho que é um momento importante para me relacionar com meu filho, e muitas das minhas lembranças favoritas de infância incluem ler com meus pais. Adoro que também inspire o amor pelos livros e pela leitura.

Motivos para pais e filhos lerem em voz alta

Agora devemos levar em consideração uma série de dicas ao começar a ler livros em voz alta para os mais pequenos da casa, embora você já saiba que às vezes o que funciona melhor é o método de tentativa e erro. Recomendações como:

  • A busca por um bom momento e um lugar confortável e sem ruídos, onde nada nem ninguém o distraia.
  • Ler livros adequados à sua idade e que tenham ilustrações para que possam acompanhar a história e interagir com ela.
  • Mergulhe plenamente na leitura: entonação e voz dos diferentes personagens e situações, faça uma pausa durante a leitura, trabalhe as expressões para atrair e chamar a atenção dos mais pequenos…
  • Gere uma conversa através da história e faça perguntas sobre ela.
  • Incentive-os a ler também. Deixe-os praticar e corrigir-se, reforçar o seu esforço, tirar dúvidas sobre palavras e situações, apoiá-los e motivá-los…
  • Mostre o aspecto lúdico da leitura e não o imponha

Os benefícios de os pais lerem em voz alta para seus filhos

  1. Criação de vínculos emocionais.
  2. Estimulação da mente e memória dos mais pequenos.
  3. Aprimoramento da observação, concentração, compreensão, escuta e atenção.
  4. Fortalecendo sua imaginação.
  5. Expansão do conhecimento.
  6. Promoção do pensamento crítico e criativo.
  7. Desperte a curiosidade sobre o mundo ao seu redor.
  8. Melhoria do desenvolvimento emocional e da comunicação.
  9. Aprender e compreender novas palavras (maior vocabulário).
  10. Melhorar a proficiência linguística e as habilidades expressivas.
  11. Desperte uma atitude positiva em relação aos livros e à leitura.

Juliana

Sou uma jornalista criativa, com mais de 10 anos de experiência em escrita. Sou apaixonada por escrever, contar histórias e informar as pessoas através de minhas pesquisas e textos.

Deixe um comentário